sexta-feira, 27 de janeiro de 2006

Parabéns Mozart!


Hoje às 20h00 Salzburgo assinala os 250 anos do nascimento de Mozart com um rebate de sinos e um espectáculo lazer. Durante todo o ano a cidade será palco de diferentes espectáculos, incluíndo a representação global das óperas do compositor.

Em Portugal, entre outros:

Augustin Dumay, Lise Berthaud e Orquestra Nacional do Porto
Dia 27 de Janeiro, exactamente 250 anos após o nascimento de Mozart, a ONP junta-se às celebrações com um concerto totalmente dedicado ao grande compositor. Os outros motivos para não perder o serão na Casa da Música chamam-se Augustin Dumay e Lise Berthaud, dois nomes de destaque no panorama solístico internacional.
Dumay é dos mais aclamados violinistas da sua geração. É bem conhecido pelas suas gravações para a Deutsche Gramophone, mas também pelo trabalho desenvolvido com a pianista portuguesa Maria João Pires.
A jovem Berthaud é uma promissora violetista que, no ano passado, com apenas 23 anos, foi uma das finalistas do Concurso Internacional de Genebra.
Juntos, vão executar a Sinfonia Concertante para Violino e Viola.
(Fonte: Guia do Lazer)

Curiosidade: O catálogo geral das obras de Mozart foi realizado pelo botânico, miralogista e biógrafo musical alemão Ludwig Köchel (1800 - 1877); daí a letra K que aparece frequentemente junto ao título de suas obras (ou KV, que significa Köchel Verzeichnis, catálogo Köchel). Köchel catalogou as obras de Mozart em ordem cronológica, da mais antiga para a mais recente, sendo K1 um minueto para cravo, a primeira obra catalogada, e K626 o Requiem, obra inacabada.

Procurem o catálogo, disponível na internet, e hoje oiçam uma "nova" obra, um concerto, missa ou ópera que ainda não conheçam... há muito por onde escolher.


Sem comentários: